terça-feira, fevereiro 14, 2006

Espelho


Há dias em que não nos apetece fazer nada, nem escrever sobre nada em especial. Talvez porque a nossa própria vida nada seja de especial. E eu hoje estou assim. Decidi escrever apenas sobre algo que pulula na minha mente há algum tempo, e que é o efeito espelho.

Este efeito nada mais é do que aquilo que nós reflectimos nos outros e que os outros vêem reflectido em nós. Ou seja, eu vejo-me a mim própria de determinada maneira, mas essa visão não corresponde ao que os outros vêem em mim. E vice-versa.

Eu vejo-me feia, desinteressante, nada atraente, andrógina. Os outros, mais ou menos próximos de mim, não vêem nada disso. E dizem-mo na cara. Ou no ecrã. E sinto-me dividida entre aquilo que vejo de mim própria, e aquilo que os outros vêem.

E custa-me estar entre "o vírus e a bactéria", como dizia o Herman, pois nunca me consigo rever no espelho da minha alma. Posso tornar-me fria, agressiva, má, boazinha, sensível, calorosa, que não consigo ver aquilo que está em mim e que atrai os outros de tal forma.

Posso ver fotos, dezenas de fotos em que apareço, mas apenas gosto de me ver (diga-se de passagem que não me vejo bem a mim, mas a uma pessoa que sei que sou eu) em duas ou três. Então porquê este desfasamento tão grande entre uma suposta realidade (a dos outros), e a minha realidade?...

Lara-A-Escura

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Pois, as coisas nunca são o que parecem, diz-se por ai. E também se diz que não somos bons juízes de nós próprios. Por isso, a maneira como te vês é influenciada pelo teu estado de espírito, pelo que te disseram e que te marcou, enfim, pelas amarguras da vida. Logo, é uma visão distorcida por todos esses factores. Quem te vê, terá a sua visão de ti, influenciada pelas mesmas coisas, mas como é uma visão externa, será quiça mais realista, pois somos mais influenciados quando nos olhamos a nós próprias que quando olhamos os outros. Eu ia pelo que te dizem, não pela maneira como te vês. Além que te conheço e sei a pessoa maravilhosa que és. Jinhos

10:14  

Enviar um comentário

<< Home