quarta-feira, abril 19, 2006

Tristeza profunda


Estou numa tristeza mais profunda que aquilo que existe de profundo. Ela galga em mim como uma febre que teima em não passar. É tão grande que nem um sorriso consigo fazer. Nem um sorriso, nem um esgar minimamente amistoso.

É uma tristeza do desalento, da falta de esperança. Até agora sempre tentei ter esperança em algo, ou em mim, mas tudo isso me falha agora. Sou uma falhada na minha tristeza. Sou uma mulher entre a morte e a vida, entre o yin e o yang, entre o falhanço e o sucesso. Sou uma mulher triste. Muito. Infinitamente.

Também sou de uma ingenuidade intensa. Caio em cada buraco que me abrem debaixo dos pés, sem reparar que estou a cair. Só quando já lá estou é que me apercebo. E a tristeza vem. E a esperança vai-se. E eu fico só. Sozinha.

Sou uma mulher infinitamente sozinha, triste e amargurada. Tento lutar contra tudo isto, mas não consigo. Sou demasiado complacente com os outros e com o que sinto. Por isso caio. Vezes sem conta. E sem poder lutar contra isso. Estou sozinha.

Agora resta-me apenas a solidão, a tristeza e a amargura. Nada mais. Porque eu sou humana, porque eu sou sensível, porque eu sou ingénua. Queria-me levantar e viver de novo. Mas sei que isso não vai ser possível. Estou e sou sozinha. Para sempre.

Lara-Infinitamente-Triste

NOTA: Escrevi este pequeno texto em Dezembro de 2005, e decidi voltar a postá-lo aqui precisamente porque faz todo o sentido de acordo com o meu presente estado de espírito. A vida, afinal, são ciclos, né?

29 Comments:

Blogger Unknown said...

Não me lembro se comentei na altura, nem vou procurar. Antes comento que a vida são ciclos mas num sentido lato, tormenta - bonança - tormenta etc. Mas na nossa escala é muito diferente, existem sempre diferenças, nada é igual, tudo se altera a todo o momento, mesmo que não nos apercebamos disso. Jinhos kida

11:01  
Anonymous Anónimo said...

Lara a vida é isso!... Mas o nosso saldo positivo é o dia em que a vida tem mais ciclos bons do que maus!... e esse teu dia virá! És uma mulher determinada e vais vencer!... um beijo Zé

22:29  
Anonymous Anónimo said...

Vencer não deve ter o significado a mente materialista (a mente de todos nós) dà à palavra. Temos que vencer como seres humanos (fazer visitas à quem estar doente, dar comida à quem tem fome, pequenas alegrias à quem nada tem). Vencer assim é vencer à cada dia. Continuar vivo e lutando é vencer...

16:05  
Anonymous Anónimo said...

Olá,infelizmente Percebo exactamente essa sensação e sentimento que tu descreves.Desde
miudo que sinto essa tristeza profunda,que me consome lentamente.Um abraço do Miguel

13:53  
Anonymous Anónimo said...

Olá, é incrivel a forma como descreves o que eu sinto: solidão. Muito embora uma solidão acompanhada. Desde cedo sinto que vai ser sempre assim...é triste, vazio e só!

21:54  
Anonymous Anónimo said...

coragem amiga, o sol vai nascer de novo

21:16  
Anonymous Anónimo said...

ola :) descobri agora o teu blog...fiquei impressionada com a tristeza profunda que sentes e espero sinceramente que ela passe depressa tem força! pela maneira como te descreves já passaste por muitas coisas e esta é só mais uma que tens de passar. Todos nós temos as nossas complicaçoes e angústias...Sê forte. Um beijinho

00:59  
Blogger sonia said...

Há algum tempo me sinto assim, como na sua poesia;espero que nosso dia de felicidade chegue:Só que eu não acredito,que o meu possa chegar,ás vezes acho que é tarde!

21:33  
Anonymous Anónimo said...

...Lara você escreveu tudo o que se passa em meu coração, é tudo o que sinto neste momento, estou tão triste que me falta o ar para respirar e dói, dói muito.

00:06  
Anonymous Anónimo said...

...Lara você escreveu tudo o que se passa em meu coração, é tudo o que sinto neste momento.

19:55  
Anonymous Ana Isabel said...

Não sei como te dizer isto , mas fiquei sem palavras quando li a tua reflexão , sabes quando te estás a rever no que estás a ver !
Esa dor que corrói e dói mais que tudo , que não permite que levantes a cabeça , que não te deixa viver !
Oh Meu Deus porquê ? Esta dor !

13:20  
Anonymous Anónimo said...

Olá Lara!! Olha vou dar-te 1 conselho.Se te sentes assim, tira 1 dia para fazeres as coisas que mais gostas e com quem gostas! Vais ver que esse dia vai ser 1 dos mais especiais da tua vida! Acredita em mim! Isso resulta... kiss's =)

11:04  
Anonymous Anónimo said...

OLÁ LARA, VOCÊ ME DESCREVEU EM SEU LINDO E TRISTE TEXTO, O FRACASSO INUNDOU O MEU SER, POR MAIS QUE EU LUTE E CONSIGUA CHEGAR AO TOPO DO BURACO, A BRISA DA SORTE ME EMPURRA DE NOVO AO FUNDO, MERGULHO O MAIS FUNDO POSSÍVEL ONDE A ESCURIDÃO INUNDA O MEU SER, E TUDO A MINHA VOLTA, TENTO ME SEGURAR NO FIO DE LUZ DE ESPERANÇA,MAS RÁPIDAMENTE ELA(a esperança) PERCEBE A MINHA TENTATIVA E RAPIDMENTE DESAPARECE DO MEU SER,ME FAZENDO ENCHERGAR A ME DEVIDO LUGAR, LÁ, NO FUNDO DO NADA, LUTO POR OUTROS,AJUDO,OUÇO, SOFRO POR OUTROS E OUTROS NÃO LUTAM POR MIM, A MIM NINGUÉM VÊ. UM GRANDE ABRAÇO E QUE HOJE VOCÊ JÁ ESTEJE FORA DO POÇO. ADRIANA

14:06  
Anonymous Anónimo said...

Oi Lara! Eu também sou Lara e me sinto exatamente como você, há tempos, já fui muito diferente mas hoje tudo parece ter desmoronado dentro de mim. Venho fazendo tratamentos há 2 anos e meio com antidepressivo e ansiolítico, estou com 45 anos agora, faço um esforço enorme para tentar ver as coisas diferentes, tenho muita fé e acredito ser isso uma provação, mas não é fácil. Existem momentos que meus pensamentos se consomem na tristeza e no meu fracasso e desejo morrer.
É muito triste a tristeza profunda, não sei mas quem sabe um dia poderemos sair dessa. abraços

18:48  
Blogger Unknown said...

estou muito triste etao grande que nao consigo andar

20:44  
Blogger Unknown said...

Querida, hoje quando coloquei no Google a palavra "tristeza" veio logo seu blogue. Sou casada, tenho um filho lindo. Já morei em Portugal 4 anos, hoje estou no Brasil e sinto uma profunda tristeza, alternada com momentos de euforia... Não sei o que se passa com vc e nem mesmo comigo... Vamos tentar ser felizes, superar... É preciso. Sei, porém , não consigo... anota meu msn se as vezes quiser conversar...é carolport05@hotmail.com... Beijus

20:45  
Anonymous Anónimo said...

há tantas almas neste mundo que se identificam com a tua tristeza profunda, eu sou uma delas

20:39  
Blogger JVM said...

João M.

Depois destes comentarios todos, vi q nao estou sozinho nesta tristeza.... Para nós o sol é sempre de pouca dura, temos q o saber aproveitar

21:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu também me sinto assim as vezes acho que e melhor morrer viver e muito triste . eu me sinto presa a um casamento que não queria mais pior e se sintir só e mal acompanhada .

13:04  
Blogger Unknown said...

olá ,Lara!
Há 7 anos estou a sentir exatamente o q estás a descrever.
Desde q o cara q eu amo,de quem tenho 1 filho,por quem até vivi na rua porq ele tava se drogando e não tinha onde ficar me deixou.
Nós pareciamos ser almas gemeas mesmo...
Agora ele tá otimo,tá fazendo pós-graduação na China ,cheio de mulher atrás e eu tô cuidando dos meus filhos e morrendo de tristeza.
NÃO AGUENTO MAIS,DÓI MUITO!
Força amiga ,um beijão!

11:54  
Anonymous Anónimo said...

carissima,tambem tenho sentido-me assim exatamente como vc.isso doi,quero ,sorrrir mais não consigo.não fico parada não a cada dia luto contra esse sentimento que de vez ou outra é bom sentir mas jamais o tempo inteiro.é duro,espero conseguir.

04:33  
Anonymous vanila sky said...

ito lindo apesar de falar sobre tristeza.a beleza dele esta no fato de falar sobre seus sentimentos de forma aberta sem medo,preconceito...só assim quem sabe a alegria entre em seu ser e vc possa escrever outra poesia falando de coisa boas.tambem gosto de escrever e só tenho ispiração quando estou triste infelizmente ou felizmente.mais a vida e feita não só de alegria.

19:21  
Anonymous Anónimo said...

Olá Lara.
Desde de pequeno sinto essa tristeza que você escreve em seu poema.Sinto-me num vazio e fora da realidade é isso e todos os dias. Não me adpto em lugar nenhum e com nenhuma pessoa.Tudo em volta me faz mal e me faz pensar demais não sei porque mas como os atos das pessoas me derrubam.Percebo coisa e sinto em mim tão fortes que me destroem por dentro.Um gasto de energia mental.Falo-te a verdade,estou cansado de viver.............

01:30  
Anonymous Anónimo said...

querida,nesses dias fiquei tão triste que nem escrever que é a atividade que mas gosto de fazer,não conseguir foi um bloqueio tãgrande que tive medo de nunca mais escrever.mais graças a deus passou o bloqueio,já a tristeza continua dentro de mim...

17:13  
Blogger LEE said...

Assim estou agora...
Invade-me esta angústia, uma dor infinita
Assola-me este vazio, este nada
Que galopa por mim adentro e me fulmina;
me joga no abismo e quase me sufoca;
Que me abala da Vida e me aparta da vontade;
É um sentimento vilmente revestido de sensações que me transmutam
Até à ínfima essência do Ser e do Estar
Não quero este Sentimento,
Mas confesso, que neste momento,
Neste preciso momento,
Não me apetece lutar,
Não tenho forças.
Sinto-me só e sem rumo e não faço a mínima ideia onde vou chegar , se vou chegar .
Queria,
Apenas, não sentir esta tristeza

02:06  
Anonymous Maisumamaria said...

Fala-se pouco de tristeza. Depois, quando alguém abre a porta, a enchente de gente que sente coisas tão parecidas é impressionante. De facto, há algo de profundamente humano na tristeza. Quando vou ao fundo, quando sinto a dor, a paralisia, o sufoco, a falta de sentido para viver, sinto-me mais eu. Talvez seja doença. O meu psicanalista tenta convencer-me de que esses sentimentos de auto-perseguição são apenas ideias em que eu teimo em acreditar, e não a verdade. Mas... Também procurei a palavra tristeza no google e vim aqui parar. Porque preciso de algo fora que seja parecido com o dentro. Afinal, numa pequena amostra, somos tantos! O que fazer de nós?

01:23  
Anonymous Anónimo said...

oi sinto o mesmo durante muito tempo de minha vida me sinto assim ha um buraco em meu peito que doi muito me sinto vazia por dentro como se minha alma estivesse gritando tentando matar a dor que sinto ninguem sabe como me sinto so perdida como se habitasse um mundo que ñ me pertence...

20:43  
Anonymous Anónimo said...

Eu tambem estou à beira do abismo... È impressionante como me sinto exactamente como tu!

21:04  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Lara...
Sou exatamente a sua poesia...sou sozinha....e muito , muito triste...não tenho apoio, só apoio e vejo que quando preciso, fico a lutar sozinha, já tive depressão de tomar vários remédios controlados e de ficar totalmente isolada do mundo.. Pela graça de Deus consegui me erguer, mas agora estou da mesma forma... E tenho que novamente procurar força pra eu me erguer, pois não tenho apoio, acha que a tristeza é um piti. Eu hoje sinto no fundo do poço, estou até mesmo reflitindo o que faço aqui nesse mundo? Qual minha valia... Estou cansada...
Um abraço!
Deus a te de ajudar , com força e com fé você vai vencer...

03:25  

Enviar um comentário

<< Home