segunda-feira, março 13, 2006

Felicity Huffman não ganhou o Óscar?


Felicity Huffman pode não ter ganho o Óscar para Melhor Actriz Principal, mas ganhou o meu Óscar, por um dos melhores desempenhos que vi até hoje no excelente "TransAmerica".

Sóbria, completamente embrenhada na personagem, Felicity leva-nos a crer que não estamos a ver um "boneco" no ecrã, mas sim uma pessoa real. A sua interpretação é simplesmente fabulosa, e qualquer mulher transexual, por maiores que sejam as diferenças de vivências, já passou (ou passa) por várias das situações que Bree (personagem de Felicity) passa.


"TransAmerica" é um filme com ritmo, um "road movie" diferente, com momentos tristes e alegres, choros e risos, calma e histerismo. O realizador Duncan Tucker fez um, senão o melhor, trabalho que já vi sobre uma mulher transexual e o seu percurso de vida.

Que se desengane quem pensa que este é um filme politicamente correcto. Não é. Mas a vida também não é politicamente correcta. Resta-me acrescentar que recomendo vivamente a toda a gente que o veja. Talvez se o vissem as pessoas perdessem muitos dos preconceitos que têm em relação à transexualidade, e neste caso específico em relação à transexualidade feminina.

Felicity não ganhou por ter tido a coragem de representar uma mulher transexual. Mas ganhou o Óscar do meu coração.